O jovem partido NOVO, registrado com a missão de defender ideias liberais, conquistou importantes vitórias na eleição de 2016, garantindo a presença de vereadores nas Câmaras de quatro grandes cidades brasileiras. Neste domingo, 1º de janeiro, tal como todos os prefeitos e demais vereadores, eles compareceram às suas cerimônias de posse.
Em sua página no Facebook, o partido destaca que as vitórias dos quatro vereadores “demonstram a confiança do eleitorado nesse projeto criado também por cidadãos comuns”. Os administradores da página chamam a atenção para a ideia de que o projeto do NOVO é de longo prazo, mas “os frutos desse trabalho já são colhidos”.
Em São Paulo, o NOVO emplacou a eleição de Janaína Lima, com 19.425 votos. Ela é advogada e foi líder e porta voz do Vem Pra Rua. “Hoje começa uma grande jornada como vereadora da cidade de São Paulo pelo partido NOVO. Posição essa que honrarei com máxima dedicação, muita responsabilidade e com o compromisso de trazer a voz das ruas para nossa Câmara municipal”, ela publicou. Em Porto Alegre, a conquista coube a Felipe Camozzato, administrador pós-graduado em Georgetown (EUA), que ganhou 10.488 votos. “Começam os primeiros passos de uma mudança que faremos juntos”, ele ressaltou, enquanto transmitia sua posse ao vivo.
Mateus Simões de Almeida, com 5.522 votos, é o vereador eleito em Belo Horizonte; junto com outros dois vereadores, Irlan Melo (PR) e Gabriel Azevedo (independente, abrigado no PHS), ele publicou um texto se comprometendo a apoiar uma lista de posicionamentos definidos: a defesa da necessidade de compor a Comissão de Legislação e Justiça com vereadores de formação acadêmica jurídica, a redução da verba publicitária, a reformulação das audiências públicas em prol da participação do cidadão, a numeração dos projetos de lei assim que protocolados (“para impedir o uso desfigurado dos procedimentos de tramitação legislativa”) e o aprimoramento dos mecanismos de acompanhamento da execução orçamentária dos Poderes Executivo e Legislativo.
Leandro Lyra, do Rio de Janeiro, com 29.217 votos, completa a lista. O engenheiro eletricista de “destacado desempenho acadêmico”, “premiado em diversas competições, nacionais e internacionais, nas áreas de matemática, física, química e astronomia”, anunciou a equipe que trabalhará a seu lado (são, como ele havia prometido, seis pessoas), agradeceu a oportunidade a Deus e anunciou para breve “um site com muito mais informações e funcionalidades para aprimorar a atuação no mandato”.