Foi marcado para o próximo dia 29, sábado, em Brasília, o ato formal de fundação da Associação Nacional dos Conservadores Brasileiros. Também identificada com a sigla ACONS, a entidade afirma em seu site que “pretende representar e defender […] os anseios e o modo de vida dos conservadores do Brasil, bem como difundir no país o pensamento, doutrina e cultura conservadora”.
Dentre os 12 valores da nova associação, estão a “liberdade de mercado e de iniciativa”, “o direito à propriedade privada”, “o modo de vida ocidental” e a “formação de um conservadorismo genuinamente brasileiro que esteja firmado sobre as tradições de nosso povo”.
O grupo de brasileiros por trás da ACONS começou a se mobilizar em 2014 com o objetivo de formar um partido político – o CONS. No entanto, problemas financeiros fizeram o projeto ser adiado, até que chegou-se a conclusão de que poderia existir uma associação que não apenas apoiasse, no momento certo, a fundação do partido, como também poderia atuar em outras frentes.
Em seu site, a Associação Nacional dos Conservadores Brasileiros afirma já ter representantes em 23 estados da federação, à exceção de Roraima e Sergipe. Algumas das metas para 2017 da nova entidade são o registro da organização no cartório de Brasília, lançar um novo site e uma plataforma de educação à distância e inscrever mil membros contribuintes. Além disso, a ACONS almeja realizar ainda esse ano um congresso nacional de conservadores.