O Spotniks festejou em sua página no Facebook no último domingo (21) seus bons índices de audiência. Segundo a nota, ao longo dos últimos 30 dias o projeto teria recebido mais de 4 milhões de visitas e, apenas no Facebook, suas matérias teriam sido curtidas ou compartilhadas mais de 627 mil vezes.
Os editores credenciaram o sucesso ao fato de o projeto ter se notabilizado por “publicar alguns dos textos mais lidos sobre os temas que entraram em destaque no noticiário político e econômico do país”. Dentre as tradicionais listas elaboradas pelos seus redatores, estiveram temas como motivos para tirar Michel Temer, segredos da JBS que poderiam implodir a república e mentiras sobre a audiência de Lula e Moro.
+ Spotniks inicia produção de vídeos no Facebook e já consegue viralizar
+ Spotniks recebe ‘Prêmio Liberdade de Imprensa’ no Fórum da Liberdade
Com uma fanpage com 367 mil curtidas, o Spotniks é um dos sites mais destacados do ecossistema pró-liberdade. Títulos criativos, temas oportunos, formatos que dão certo e vídeos bem feitos são alguns dos segredos que o projeto encontrou para ter excelente repercussão na rede. Apenas em sua página, dos cinco vídeos já publicados, dois deles ultrapassaram a marca de 1 milhão de visualizações.
Doações
Ainda na nota publicada, o site fundado por Felippe Hermes e Rodrigo da Silva reforçou a importância do financiamento coletivo para o projeto. “Não recebemos apoio de partidos políticos e […] também não aceitamos publicidade estatal”, explicam os editores. Recentemente, o Spotniks começou a investir em sua área comercial, tanto por meio de anúncios no Google Adsense como também por meio de uma parceria com o aplicativo Cabify.
Até a publicação desta matéria, o site já havia arrecadado R$ 8,3 mil reais por meio de seus leitores, o que representaria cerca de 60% da meta de R$ 14 mil. Uma vez atingida, segundo o Spotniks, seriam contratados mais 2 jornalistas e teria início a produção de um podcast mensal.