O Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade realizará, em colaboração com o Instituto Martius-Staden (maior centro de documentação da imigração alemã na América Latina) o I Painel da Liberdade “Imigração e Desenvolvimento: experiências teuto-brasileiras e desafios atuais”.
O evento acontecerá no dia 28 de junho, a partir das 20h, no Espaço Transatlântico, Sala Leipzig, em São Paulo, com a moderação de Diogo Costa. Ao final do painel, será oferecido um coquetel com comidas típicas alemãs. Os painelistas serão o diretor do próprio Instituto Martius-Staden, o jornalista alemão Eckhard E. Kupfer; o cientista político e professor de Relações Internacionais, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Christian Lohbauer; e o presidente do Instituto Liberal de São Paulo, criador da página Caneta Desesquerdizadora e diretor de negócios do IMR Group, Marcelo Faria.
A discussão girará em torno da presença dos fluxos migratórios na história humana, agindo “como uma relevante força motriz ao desenvolvimento econômico e sociocultural em diversas sociedades”. Esse fato será vinculado à relevância mundial conquistada pelo tema diante da crise provocada por conflitos e desastres humanitários. ”
Diante desse drama, o painel discutirá o tema “no que tange às suas virtudes e oportunidades, bem como aos desafios e riscos para o desenvolvimento de países que convivem com o fenômeno”, partindo de uma reflexão sobre as experiências alemã e brasileira com a imigração desde o século XIX, passando pelos desafios atuais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link, mas as vagas são limitadas.