Em março, este Boletim anunciou que Geanluca Lorenzon, então diretor de operações do Instituto Mises Brasil, estava lançando seu primeiro livro, “Ciclos Fatais – Socialismo e Direitos Humanos”. O livro esteve disponível no 30º Fórum da Liberdade. A novidade é que agora o livro também está disponível em PDF no site do IMB.
O IMB explica que, na obra, o autor “explora se a razão pela qual todas as experiências passadas de socialismo acabaram em tragédia é uma mera coincidência”, como poderiam alegar alguns dos seus simpatizantes, ou “algo natural a esse tipo de modelo econômico”. Com esse propósito, “ele analisa os fenômenos históricos, contextualizando com o que são direitos humanos através de uma metodologia acadêmica, mas com uma linguagem atual e cotidiana conectada com situações contemporâneas”.
O IMB destaca ainda que a obra é inédita no Brasil, no campo técnico, “ao aplicar a Análise Econômica do Direito (law and economics) à área dos direitos humanos”, o que resulta “na apresentação de duas novas teorias acerca de como esse ordenamento se relaciona com diferentes sistemas econômicos (capitalismo e socialismo)”.
Hoje, o autor Geanluca é consultor empresarial em uma das maiores firmas do mundo, pós-graduado em Competitividade Global pela Georgetown University e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. A página do IMB mostra o sumário do livro, o link para seu download em arquivo PDF e o currículo de Geanluca.