O PSL/Livres lembrou que o BNDES está completando 65 anos no mês de junho. Ele foi criado pela Lei nº 1628 de 20 de junho de 1952, no governo Vargas. A lembrança do Livres, porém, não foi exatamente para prestar uma homenagem.
O partido resolveu investir no bom humor e criou o site do “Buraco Negro de Endividamentos e Subornos”, uma paródia do verdadeiro Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A ideia inusitada, segundo a página da legenda, partiu da fundação ligada ao Livres, a Indigo.
Além do simulador de empréstimos, o site tem uma área com notícias sobre o verdadeiro BNDES e seções com descrições cômicas: a de “Financiamentos” – “saiba como o BNDES apoia o negócio dos seus compadres. E não o seu”; a de “Transparência” – “saiba de onde vêm e como os recursos são aplicados contrariamente ao interesse público”; e “Onde atuamos” – “Conheça os maiores beneficiários de empréstimos do BNDES”.
Na página do PSL/Livres no Facebook, o projeto é apresentado com exemplificações de pedidos que podem ser feitos no site, obviamente apenas para diversão. “Comemore a terceira idade do banco simulando o seu empréstimo! De pedidos para monopolizar o mercado até construir estádio de futebol onde não tem futebol, o BNDES tem opção para todos os gostos, e você ainda pode escolher a quem prefere dar propina”.