Um dos maiores entusiastas do objetivismo no Brasil, doutrina filosófica da escritora norte-americana Ayn Rand, o administrador Roberto Rachewsky relatou em seu perfil no Facebook que conversou sobre a autora com o também filósofo Olavo de Carvalho.
“Foi uma satisfação pessoal ter podido conversar com ele e contribuir para a sua já vasta cultura ao explicar o que seria a ética do autointeresse racional e porque Ayn Rand desprezava o altruismo, coisa que ele parecia não saber”, escreveu.
Rachewsky, que também é colunista do Instituto Liberal, escreveu ainda que é possível encontrar semelhanças entre o que defendem Ayn Rand e Olavo de Carvalho. “Quem conhece o trabalho de Olavo de Carvalho e de Ayn Rand, identifica muitas semelhanças entre o que o filósofo brasileiro defende com o que a filósofa russa defendia há mais de 70 anos. É claro que as semelhanças não incluem a devoção religiosa nem os impropérios característicos do brasileiro mais famoso da Virgínia, onde reside.”
Ainda segundo Rachwsky, Olavo teria concordado que Ayn Rand está entre as grandes romancistas do mundo, ao lado de nomes como Dostoievski.