O Instituto Liberal de São Paulo publicou, replicando da página de Facebook Caneta Desesquerdizadora, uma notícia que arranha de forma sensível a imagem da Rede Globo. De acordo com a apuração do instituto, um tweet, que havia sido veiculado no programa Fantástico, teve autoria falsamente atribuída a uma usuária canadense do Twitter.
Segundo o ILISP, Amanda Rose, proprietária da conta @Amanda, confirmou, inclusive em publicação no próprio perfil na rede social, que nunca escreveu o texto que o Fantástico lhe atribuiu. O texto diria: “Dr. Paulo é a prova de que existe gente boa no mundo. Já Donald Trump é um embuste de primeira! Como alguém vota em alguém assim?”. “Dr. Paulo” é uma referência a uma matéria veiculada anteriormente no programa.
O ILISP resumiu: “a Rede Globo inventou a mensagem e cometeu falsidade ideológica ao atribuí-la falsamente a um autor”. Amanda, em seu Twitter, disse que nunca imaginou estar no meio de uma situação como essa na vida, recebendo questionamentos de tantos brasileiros sobre um texto que nunca escreveu.