Uma nova geração de políticos alinhados à ideias liberais tem mostrado na prática como é possível manter seus trabalhos reduzindo regalias e gastos públicos por conta própria. A vereadora Janaína Lima, a primeira parlamentar eleita pelo Partido Novo em São Paulo, é um exemplo. Ela abriu mão do carro oficial e, segundo o que publicou no seu Facebook, utiliza para trabalhar “ônibus, metrô ou aplicativos de transporte”.
“Estamos dando o exemplo de que é possível fazer mais com menos e cortando tudo o que não é essencial, direcionando as economias e esforços para o que é realmente fundamental”, escreveu Janaína. A parlamentar alega ter cortado ainda 50% de sua verba de gabinete.
Ex-presidente do NOVO e principal liderança do partido, o engenheiro João Amoêdo comentou o fato: “Enquanto a Janaína vai de transporte coletivo para o trabalho, Rodrigo Maia utiliza o jato da FAB para ir para casa. Foram 30 vezes no primeiro trimestre deste ano”.
“Se o país precisa economizar para fechar as suas contas, os representantes eleitos devem ser os primeiros a dar o exemplo. Em 2018, não reeleja”, concluiu.
Movimento não é o único
Como noticiado no Boletim nesta quinta-feira (3), outro parlamentar que decidiu apostar na liderança pelo exemplo foi o vereador Fernando Holiday (DEM), também da Câmara Municipal de São Paulo. Ele, que é ligado ao Movimento Brasil Livre, alega também ter cortado carro oficial e 50% da verba de seu gabinete. Ao todo já teria economizado mais de R$ 130 mil em verbas públicas.