Além do movimento “O Sul é o meu país”, que propõe a secessão dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais uma organização surge defendendo o desmembramento do país – agora, o nordeste. Trata-se da “Frente Libertária Nordeste Livre”, cuja página no Facebook, apesar de criada em 2017, já conta com mais de 11 mil seguidores.
Fundada pelo maranhense Jordhan Ribeiro, a organização compreende que “o Brasil não deu e nunca dará certo”. Em publicação do último dia 28, a frente conclama seus seguidores: “Você ainda quer ficar neste circo cheio de corruptos ou quer se libertar?”. E diz que apoia outros estados e regiões “que queiram sair dessa federação falida também”.
A organização não esconde a inspiração no economista austríaco Ludwig von Mises, um dos principais expoentes da Escola Austríaca de Economia. Em diversos posts, frases atribuídas a ele servem como reforço para a causa. “Os piores males que a humanidade já teve de suportar foram infligidos por maus governos”, diz uma delas.
Em outra publicação, a página expõe a foto de vários políticos com os logotipos dos principais partidos do Brasil. “Não é ‘esse’ ou ‘aquele’ político ou partido: o sistema todo está podre”, diz os dizeres da imagem, que complementa: “Não dá pra para aproveitar nada do Brasil – precisamos nos libertar”. Tudo isso coroado por outra citação de um economista de viés liberal – desta vez, Milton Friedman: “a solução do governo para um problema é geralmente pior que o problema”.
Confira aqui a fanpage do movimento e, claro, manifeste sua opinião sobre a iniciativa nos comentários.