O “Monitor do debate político no meio digital” é um projeto que tenta mapear e analisar o ecossistema de debate político no meio digital, recolhendo os conteúdos produzidos por dezenas de perfis e páginas, bem como veículos de comunicação. O interessante trabalho foi aplicado às diferentes páginas consideradas “de direita” pelos pesquisadores, e o Boletim reproduz aqui o que eles concluíram.
De acordo com a pesquisa, a direita na Internet está “estruturada em torno das páginas dos Bolsonaros e do MBL”, formando um agrupamento central, representado pela cor azul, que serve de porta de entrada para o debate político. As demais páginas se segmentam em três grandes outros agrupamentos, também demarcados por colorações distintas.
[wp_ad_camp_1]
O laranja representa o militarismo, com destaque para as páginas do Coronel Telhada, Major Olímpio e do Sargento Alexandre; o verde representa o patriotismo, que inclui em alguma medida páginas que apenas defendem a anticorrupção; e o roxo engloba o liberalismo e o conservadorismo, “surpreendentemente indissociáveis enquanto comunidade de leitores, que inclui tanto os Institutos Mises e Liberal, o PSL e o NOVO, quanto páginas como Jovens de Direita, Tradutores de Direita e Sempre Família”.
O Monitor explica como o gráfico foi desenvolvido: através de uma seleção de 15 mil páginas extraídas ano passado, com destaque para as cem maiores e a exclusão da maioria das que foram consideradas apenas “anticorrupção” e “anti-PT”. O tamanho dos nós no gráfico é proporcional ao número de curtidas no período, e os pesos das arestas são proporcionais à interseção das curtidas entre as páginas.
[wp_ad_camp_2]