O jornalista José Roberto de Toledo, coordenador do “Estadão Dados” e autor do blog “Vox Publica”, vinculado à versão digital do jornal O Estado de S. Paulo, publicou nessa segunda-feira (18) uma análise sobre os movimentos de rua que pediam a queda de Dilma Rousseff. Sua conclusão foi que, passado um ano da queda da petista, o Movimento Brasil Livre, conseguiu se posicionar como o principal movimento de todos os outros, mantendo crescimento, influência e atuação firme com outras pautas.
Utilizando a ferramenta CrowdTangle, o especialista concluiu que o MBL “se consolida como principal movimento político virtual brasileiro, ultrapassando concorrentes como Vem Pra Rua e Movimento Contra Corrupção”. Segundo Toledo, o movimento tem apresentado mais interações e crescimento no Facebook, além de atuar como importante influenciador nas páginas dos pré-candidatos à presidência de república.
[wp_ad_camp_1]
Outro ponto salientado por Toledo é a diversificação de pautas do movimento. “Isso terá impacto ainda maior nas campanhas para as eleições de 2018 do que o movimento já teve dois anos antes”, escreveu. Em agosto, por exemplo, o MBL mobilizou manifestações Brasil afora em defesa do Escola Sem Partido.