“Liberal de contos de fadas é tão nefasto à sociedade quanto comunista de iPhone!”. Foi o que postou o atual prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., em sua página no Twitter. O comentário foi duramente criticado pelo PSL/Livres e pelo seu presidente no Rio Grande do Sul, Fabio Ostermann.
Eleito pelo PSDB, o prefeito chegou a ser bastante associado à ideia de que existe uma ala jovem mais arrojada no partido, distanciada dos seus “caciques” e aberta ao liberalismo. Recentemente, contudo, algumas de suas decisões e medidas vêm provocando polêmica e gerando questionamentos. A principal delas é provavelmente a sugestão de aumento da alíquota do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), ainda apreciada na Câmara de Vereadores.
[wp_ad_camp_1]
Aparentemente, as críticas geraram essa reação em suas redes sociais. Fabio Ostermann, que chegou a ser candidato na mesma eleição, definiu o comentário do ex-concorrente como “um recado aos liberais porto-alegrenses”. Já seu partido, o PSL/Livres, argumentou que Marchezan “foi eleito com apoio de liberais”, mas, “ao chegar no governo, manteve a Carris (empresa de ônibus) deficitária e quer aumentar impostos”. Em relação à Carris, porém, o prefeito declarou, no último dia 21, a intenção de privatizá-la ou licitar linhas.