O Boletim da Liberdade lançou na última sexta-feira (29) uma enquete sobre a conveniência de os liberais se engajarem em críticas culturais. A votação, fechada na noite desta quarta-feira (4) apontou que a maioria dos leitores do site considera que trata-se de uma iniciativa válida e importante de ser investida.
A pergunta original interrogava se os liberais deveriam protestar “contra exposições de arte de gosto duvidoso”. Dos 110 participantes, 81 pessoas (74%) disseram que sim, observando que a “guerra também é cultural”, enquanto que 27 (25%) opinaram que críticas culturais não devem ser feitas, alegando tratar-se de “moralismo”. Apenas dois internautas disseram não ter opinião formada.
[wp_ad_camp_1]
Entenda
Em setembro, duas exposições de arte – uma em Porto Alegre e outra em São Paulo – foram alvos de críticas e boicote entre personalidades e grupos alinhados a valores liberais. Dos principais motivos alegados, estiveram a exposição de crianças a conteúdo impróprio, como telas e instalações com nudez e sexo. As críticas, porém, não chegaram a ser consenso dentro do movimento liberal.
+ Após pressão do MBL e mobilização nacional, Santander fecha exposição controversa em Porto Alegre
+ MBL faz desafio inusitado ao Santander após exposição controversa
+ Liberais que ignoram a luta cultural são ingênuos, diz Constantino