A Fundação Indigo, ligada ao PSL/Livres, concluiu neste sábado (16), com uma cerimônia de formatura no SENAC de Recife, o primeiro ciclo de um projeto social chamado Embaixadores de ZEIS. O projeto deu origem a 19 outras iniciativas, engajando adolescentes entre 14 e 19 anos de 48 comunidades da capital pernambucana, em parceria com a consultoria Kranium.
A sigla ZEIS significa Zonas Especiais de Interesse Social – isto é, áreas demarcadas no território de uma cidade, para assentamentos habitacionais de população de baixa renda. A educadora e coordenadora do projeto, Karla Falcão, comentou os seus objetivos: “Estamos falando das áreas mais vulneráveis do Recife, que convivem há décadas com os mesmos problemas na infraestrutura urbana e serviços públicos precários. Assim, os moradores desses bairros recorrem à criatividade para desenvolver soluções. Temos aí uma grande potência empreendedora, que precisa apenas de incentivos e oportunidades para germinar projetos transformadores”.
[wp_ad_camp_1]
A meta, então, é oferecer “formação profissional, apoio e parcerias para que os alunos possam transformar suas comunidades e suas próprias vidas, sem esperar do governo uma solução mágica para suas dificuldades”. O primeiro ciclo chegou ao fim com 109 estudantes formados, que tiveram seus projetos avaliados por empreendedores pernambucanos. Os grupos mais bem avaliados serão premiados com serviços de consultoria e mentoria, equipamentos eletrônicos e financiamento para aceleração de seus novos negócios.
Além disso, como resultado da formação, 12 jovens conseguiram colocação no mercado de trabalho, como aprendizes em grandes empresas, onde poderão continuar se desenvolvendo. O Embaixadores de Zeis oferece oficinas de motivação e trabalho em equipe, gestão de projetos, marketing pessoal e liderança, introdução ao empreendedorismo, intervenções urbanas, Informática e educação financeira.
[wp_ad_camp_3]