A Califórnia lançou oficialmente nesta segunda (01) o maior mercado regulamentado de maconha para uso recreativo do mundo. Serão a partir de agora dezenas de lojas licenciadas para atender usuários da droga.
Segundo a Reuters, trata-se do sexto estado a permitir esse uso da maconha a quem tenha ao menos 21 anos, e também o mais populoso. A venda será, a contragosto de muitos libertários, regulada, licenciada e tributada pelo estado, passo que deve ser repetido por Massachusetts e Maine ainda este ano. [1]
[wp_ad_camp_1]
A partir de agora, mais de um em cada cinco norte-americanos vivem em estados onde a possibilidade de comprar maconha com o objetivo de desfrutar de seus efeitos sensoriais é oferecida com sanção legal, ainda que ela permaneça classificada como um narcótico ilegal pela lei do país. “A adesão da Califórnia ao mercado (recreativo) regulado de cannabis é um grande negócio”, disse Heather Azzi, advogada sênior do Projeto de Política de Marijuana, grupo que defende a legalização.
A matéria pontua ainda que o Uruguai, primeiro e único país a legalizar nacionalmente a prática desde julho do ano passado, é muito menor que a Califórnia, o que oferece uma ideia da dimensão do acontecimento. Porém, a maioria das jurisdições ainda terá que aguardar os trâmites exigidos pelos governos municipais para a obtenção das licenças pelos revendedores.
[wp_ad_camp_3]