O Instituto Mercado Popular lançou nesta quarta (07) sua primeira Nota de Política Pública de 2018. O tema é a Reforma da Previdência e a meta é levar informação a quem não é especializado em matéria econômica.
Com muitos dados e gráficos, a nota pública explica os principais aspectos da problemática da Previdência Social brasileira, sustentando como a transição demográfica leva à necessidade de uma reforma e procurando derrubar mitos, como o de que não há déficit na Previdência. “Esta Nota de Política Pública tem como objetivo servir como referencial para o debate”, afirma o texto, e “está divida em duas partes”, sendo na primeira “detalhadas as características sistêmicas da Previdência Social brasileira e como essas características, combinadas com transições demográficas e físicas, levam à inevitabilidade de uma reforma da Previdência” e, na segunda, “discutidas algumas questões e dúvidas sobre a reforma presentes no debate, bem como algumas das idiossincrasias previdenciárias brasileiras”.
[wp_ad_camp_1]
Repleta de gráficos, a pesquisa, de autoria de Gabriel Nemer Tenoury e Carlos Góes, também aponta que a proposta discutida no Congresso Nacional realiza apenas um “ajuste marginal” nos principais defeitos do sistema e prevê que novas modificações terão de ser feitas no futuro para garantir o equilíbrio das contas. O texto integral pode ser encontrado no site da instituição. [1]
[wp_ad_camp_3]