O pré-candidato à presidência da república Jair Bolsonaro tem mais um motivo para comemorar. De acordo com o que foi divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Paraná Pesquisas, o parlamentar – que atualmente está no PSC – passou a liderar, pela primeira vez, em São Paulo.
O instituto foi às ruas e analisou cenários com e sem a presença de Lula (PT), além de supor em um dos quadros de que, na ausência do ex-presidente, haveria a candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). Em todos eles, Bolsonaro lidera – superando, inclusive, o governador Geraldo Alckmin, do PSDB.
[wp_ad_camp_1]
No improvável cenário de Lula candidato, Bolsonaro aparece com 22,3%, Alckmin com 20,1% e o petista com 19,7%. Henrique Meirelles (PSD) e João Amoêdo (NOVO) pontuam, respectivamente, com 1,0% e 0,7%.
Sem Lula e com Haddad, a diferença entre Bolsonaro e Alckmin é menor, mas ainda supera 1%. O parlamentar aparece com 23,4% e e Alckmin com 22,1%. Nesse cenário, 16% afirmaram não ter intenção de votar e 3,9% ainda não saber quem escolher. Henrique Meirelles e Amoêdo seguem no mesmo patamar.
Veja a pesquisa completa clicando aqui.
Simbolismo
São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil, tendo aproximadamente cerca de 22% do eleitorado do país. Reduto tradicionalmente ligado aos tucanos, que governam o estado há décadas, também é o berço do movimento sindical que deu origem ao PT.
Candidato de cunho mais conservador e sem grande partido político, Jair Bolsonaro, por sua vez, solidifica a cada pesquisa que tem militância e projeção popular. Ao longo dos últimos anos, o parlamentar tem se aproximado de personalidades liberais, especialmente do economista Paulo Guedes, fundador do Instituto Millenium e de grande renome no mercado.
+ Com máquina menor, governo Bolsonaro teria menos concursos, diz Guedes
+ Paulo Guedes: ‘Progresso são as ideias liberais e a ordem é Bolsonaro’
+ ‘Ele foi meu chefe e mentor liberal’, diz Constantino sobre Paulo Guedes
[wp_ad_camp_3]