Segundo na linha de sucessão da Família Imperial caso houvesse restauração da monarquia no Brasil, o advogado Dom Bertrand de Orleans e Bragança, mais ativo membro dos que reivindicam o trono, comentou ao jornal Folha de S. Paulo sobre alguns possíveis candidatos para a eleição presidencial. Em reportagem publicada nesta quinta-feira (1º), o trineto de D. Pedro II indicou preferir Alckmin a Bolsonaro.
Ao jornalista que acompanhou um encontro de monarquistas em São Paulo, o príncipe teria afirmado que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) poderia “vencer tranquilamente” a eleição presidencial caso tome posições claras em “defender os valores da família, da livre iniciativa, do princípio da solidariedade, da redução do tamanho do paquiderme estatal”.
[wp_ad_camp_1]
Sobre Bolsonaro, Bertrand teria observado que “às vezes tem certo medo de salvador da pátria, alguns receios”. Ainda segundo Bertrand, “a juventude hoje é mais conservadora” e que o conservadorismo será demonstrado nas urnas. [1]
+ Alckmin diz que Lula é de extrema-direita
+ Sobrinho do Imperador de jure do Brasil é pré-candidato pelo NOVO em SP
+ Onda liberal? Alckmin já fala em privatizar Petrobras e Caixa
+ Imperador de jure do Brasil é reverenciado em São Paulo
+ D. Joãozinho faz declarações reformistas sobre a restauração monárquica
Nota dos editores, acrescentada no dia 02/03: Alguns leitores se queixaram de que a fonte original (jornal Folha de S. Paulo) pode, eventualmente, ter dado uma impressão errada quanto às declarações de Dom Bertrand de Orleans e Bragança. O Boletim da Liberdade acessou o site e as redes sociais da Pró-Monarquia (representante da Casa Imperial do Brasil na internet) e não encontrou, porém, qualquer nota ou desmentido quanto a reportagem publicada originalmente pelo jornal. Apesar disso, o Boletim enviou um e-mail à entidade que representa os herdeiros do trono a fim de saber se as declarações atribuídas à D. Bertrand estavam ou não contextualizadas e fidedignas. Havendo resposta, poderemos fazer uma nova publicação informando os leitores e atualizaremos esse espaço.
Atualizado em 07/03: No dia 06/03, a Pró-Monarquia manifestou-se a respeito, afirmando que as declarações de Dom Bertrand não correspondem ao publicado pelo jornal Folha de S. Paulo.
[wp_ad_camp_3]