Oficializado no segundo semestre de 2015, o Partido Novo já tem 1% de preferência ou simpatia no eleitorado brasileiro de acordo com pesquisa Ibope encomendada pelo CNI Brasil. Com isso, a legenda fundada pelo engenheiro João Amoêdo junta-se ao pelotão de frente de partidos que, institucionalmente, têm alguma simpatia da população.
De acordo com a pesquisa, divulgada na última terça-feira (13), o PT segue líder na preferência popular por organização partidária, com 19% do percentual de respostas. Em seguida, vem o MDB, com 7%, o PSDB, com 6%, e o PSOL, com 2%. O pelotão com 1% é composto por DEM, PC do B, PDT, PR, PPS, PSB, PSC, PSD, PTB, PV e NOVO.
[wp_ad_camp_1]
Ao todo, do universo de 35 partidos, apenas 15 partidos tem 1% ou mais de preferência. Na amostra, 48% dos entrevistados afirmaram não ter nenhum partido de preferência e 5% não responderam.
No Facebook, o NOVO é o partido com mais curtidas, ultrapassando o número de 1,6 milhão, e também um dos de mais alto engajamento. A legenda também é a única do país que tem, por princípio, não utilizar verbas públicas e se manter apenas com mensalidades de filiados. Em 2018, o partido lançará João Amoêdo candidato à presidência da república, entrevistado pelo Boletim da Liberdade em janeiro.
Somente quatro partidos tiveram mais de 1% de votos (@ptbrasil, @PMDB_Nacional, @PSDBnacional e @PSOLOficial). #PresidenteQueEuQuero #ProBrasilCrescer #Eleições2018 pic.twitter.com/He0kKRlvmb
— CNI Brasil (@CNI_br) 13 de março de 2018
[wp_ad_camp_3]