O doutor em Filosofia e escritor Luiz Felipe Pondé, autor de livros como Contra o mundo moderno e Guia Politicamente incorreto da Filosofia, expressou em vídeo publicado no último dia 12 sua percepção acerca do movimento monárquico. Ele não apenas acredita que a monarquia não deveria voltar, como pensa que a discussão sobre seu eventual retorno não é a mais relevante no momento.
Pondé afirmou que enxerga “méritos simbólicos” na monarquia, compreende a tese do antropólogo Roberto DaMatta de que o povo brasileiro teria uma vocação natural para o cultivo desse regime e a teoria central da monarquia parlamentarista. Ele hesita, entretanto, pela falta de percepção dos herdeiros por parte do público, porque estariam vinculados em demasia a grupos muito tradicionalistas.
“Tenho a impressão de que não se justifica o retorno da monarquia no Brasil, inclusive porque a monarquia no Brasil está muito distante no tempo e a monarquia no Brasil foi um período de experiência muito curto, porque a história do Brasil independente é muito curta e no período anterior o Brasil era submetido à monarquia portuguesa”, argumentou. Sustentou também que a discussão mais urgente deve ser acerca das eleições de 2018. Confira na íntegra:
[wp_ad_camp_1]
[wp_ad_camp_3]