O engenheiro João Amoedo, pré-candidato à presidência pelo Partido Novo, defendeu nesta quarta-feira (2) uma alteração fundamental nos serviços atualmente oferecidos pelos cartórios. A ideia é adotar a tecnologia blockchain para digitalizá-los.
“Sou a favor da digitalização dos serviços cartoriais, por meio de tecnologias seguras e transparentes (como o blockchain). Com menor burocracia, a digitalização simplificaria e facilitaria os negócios do dia a dia para todos, com menores custos”, ele publicou no Facebook, juntamente com o link de uma matéria do Valor Econômico sobre os cartórios, afirmando que a “indústria dos cartórios” cresceu quase 12%, faturando impressionantes R15,7 bilhões no ano passado. [1]
O blockchain (“protocolo da confiança”) é uma tecnologia que consiste em fazer uso de bases de registros e dados para criar um índice geral para transações ocorridas em um determinado mercado, visando a descentralização como medida de segurança. É uma forma de fazer com que a dinâmica no meio em que é empregado se torne independente de terceiros – no caso, os cartórios.
Confira o post:
[wp_ad_camp_1]
[wp_ad_camp_3]