A Escola Balão Mágico, situada em Londrina, no Paraná, foi uma das três ganhadoras da edição 2018 do Prêmio Darcy Ribeiro, cedido anualmente pela Câmara dos Deputados. O estabelecimento educacional é uma das poucas escolas do Brasil que não segue o método Paulo Freire, considerado com viés marxista. [1] [2]
O colégio é coordenado por Carlos Nadalim, editor do blog “Como Educar Seus Filhos”, e que conta com a simpatia de pais e mães de viés conservador. Recentemente, Nadalim esteve com o professor Olavo de Carvalho nos Estados Unidos. Carvalho é um dos principais intelectuais conservadores brasileiros vivos. [3]
Ao longo do período de inscrição e, depois, para seleção dos finalistas e vencedores, a escola contou, por isso, com o apoio de diversos grupos e formadores de opinião. O principal deles foi o youtuber Bernardo Küster, também de viés conservador.
O influenciador digital estimulou seus seguidores (são 274 mil apenas no YouTube) a assinarem uma petição para os deputados que votariam na escolha das escolas vencedoras. No vídeo, publicado na última quarta-feira (4), Küster considerou que só o fato de a Escola Balão Mágico ter chegado às escolas finalistas já era uma grande vitória. [4]
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“Sempre são as escolas sócio-construtivistas, que seguem o Método Paulo Freire, que têm um método comunista, que ganham o prêmio. É muito simbólico que uma escola que se oponha a isso, que não tenha esses métodos, que tenha um método que verdadeiramente funcione, ganhe o prêmio para a gente mostrar que o Brasil, na verdade, não quer mais o sócio-construtivismo na educação”, disse Küster.
Em vídeo publicado no YouTube, Carlos Nadalim agradeceu aos apoiadores e garantiu que irá à Câmara dos Deputados receber o prêmio. [5]
“A participação de vocês na internet foi muito importante. Mais de duas mil pessoas assinaram a última petição online e, durante a votação, chegamos a mais de 15 mil. Muito obrigado a todos que assinaram”, disse.
O método Carlos Nadalim
O método concebido por Nadalim, coordenador da Balão Mágico, se difere principalmente pelo foco na compreensão da linguagem.
De acordo com os seus apoiadores, as crianças educadas pela metodologia atingem um grau de fluência de leitura muito antes do que outras crianças costumam alcançar pelo método tradicional. Em parte, isso deve por meio da leitura de livros clássicos em vez de obras contemporâneas.
“[Os alunos] adquirem habilidades tidas como centrais na formação de leitores hábeis, o que as afastam do analfabetismo funcional, que assola nosso país”, diz o texto que visava estimular mais assinaturas para a petição. [6]
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