O desejo de renovação na política é um dos anseios mais comentados Brasil afora. Porém, segundo levantamento do Estadão publicado em maio, a ampla maioria dos deputados federais que estão sendo investigados e processados na Operação Lava Jato estará tentando convencer o eleitorado de que merece uma nova chance.
Os números são impressionantes: 50 dos 55, 91% do total, estarão disputando a reeleição em 2018. Entre eles, a grande maioria quer ser reconduzida ao mesmo cargo, enquanto quatro pretendem tentar o Senado, dois pleiteiam governos estaduais, um o Legislativo estadual e ainda um aventava a presidência da República – o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). [1]
Em matéria de distribuição partidária, 12 desses parlamentares figuram no PP, outros 12 no PT, seis no PSDB e quatro no DEM. O desejo de manter a vida política vem em momento em que, de acordo com decisão do STF, o foro privilegiado passa a valer somente para crimes cometidos durante o exercício do cargo e necessariamente em função dele.
[wp_ad_camp_1]
[wp_ad_camp_3]