O ex-diretor da Agência de Inteligência dos Estados Unidos, a CIA, Will Hurd, publicou um duro artigo no jornal The New York Times e repercutido em todo o mundo neste domingo (22). Segundo Hurd, a Rússia tem disseminado “a desinformação como um vírus em todo o Ocidente”. [1][2]
Com o título de “Trump está sendo manipulado por Putin”, Hurd – hoje, representante do Texas na Câmara de Deputados e filiado ao Partido Republicano – comentou que o presidente norte-americano “faz o jogo de Putin” ao não apoiar algumas conclusões da inteligência de seu país.
[wp_ad_camp_1]
“De certa forma, os americanos esqueceram que a Rússia é nossa adversária, e não nossa aliada, e as razões para as tensões atuais remontam muito além das eleições de 2016”, escreveu o ex-diretor da CIA, complementando que o país liderado por Putin “tem interferido em eleições em todo o mundo, apoiando ditadores brutais e invadido nações soberanas e tudo em detrimento dos interesses dos Estados Unidos”.
Para o congressista, o presidente russo ordenou pessoalmente “o seu serviço secreto que agisse na campanha [presidencial de 2016] com o objetivo de minar a confiança na democracia americana e semear o caos em nosso sistema eleitoral”.
“A Rússia é uma adversária não apenas dos Estados Unidos, mas dos amantes da liberdade em qualquer lugar. Desinformação e caos são uma forma de arte russa desenvolvida durante a era soviética, e que foi agora atualizada por meio de instrumentos modernos”, opinou Hurd.
[wp_ad_camp_3]