O candidato à presidência da República do PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou em entrevista à Globo News na noite desta quinta-feira (2) que não privatizará a Petrobras.
O ex-governador havia sido instado pelos entrevistadores a comentar sobre o episódio em que vestiu uma jaqueta que continha diversos logotipos de empresas estatais nas eleições de 2006. Na época, buscava afastar de si a fama de privatizador.
[wp_ad_camp_1]
Alckmin justificou-se dizendo que durante aquela eleição seus concorrentes espalharam a notícia de que ele privatizaria a petrolífera, o que era mentira. Embora tenha afirmado que pretende seguir esse posicionamento ainda nessa eleição, o tucano disse que, agora, pode recuar em seu antigo posicionamento e, se eleito, estudar a privatização dos Correios.
Sobre o setor de petróleo, embora não queira privatizar a Petrobrás, para infelicidade dos liberais, o tucano garantiu que é contrário ao monopólio do refino. Na prática, quebrado o monopólio, a medida abriria mais o mercado para empresas privadas concorrerem com a estatal em mais frentes.
Ao longo da entrevista, exibida ao vivo no especial “Central das Eleições”, Alckmin defendeu, no entanto, que o papel do governo não é gerir empresas estatais.
[wp_ad_camp_3]