Além de Minas Gerais, houve segundo turno neste domingo (28) em outros doze estados. Entre os vencedores, destacam-se aqueles que apoiaram Jair Bolsonaro para a presidência da República.
O próprio PSL do presidente eleito conquistou os governos dos estados de Rondônia, com o Coronel Marcos Rocha, Santa Catarina, com o Comandante Moisés, e Roraima, com Antonio Denarium. Rocha venceu com 66,33% dos votos, derrotando o tucano Expedito Junior e enfatizando a segurança pública. Da mesma forma Moisés, com 71,9%, derrotou o candidato do PSD, Gelson Merísio, com uma pauta voltada à redução da máquina pública.
O PSC conquistou dois estados: o Amazonas, com o estreante Wilson Lima, que venceu com 59,81% dos votos o pedetista Amazonino Mendes, também com uma pauta de redução da máquina, e o Rio de Janeiro, em que o ex-juiz Wilson Witzel superou o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) com um discurso de combate ao crime e apoio a Bolsonaro, totalizando 59,87% dos votos.
Outro apoiador de Bolsonaro no segundo turno a vencer as eleições foi o tucano João Doria, em São Paulo, que bateu Marcio França (PSB) com 51,75%. O PSDB foi vitorioso em outros dois estados: Mato Grosso do Sul, onde Reinaldo Azambuja triunfou com 52,35% contra o pedetista Juiz Odilon, e Rio Grande do Sul, em que Eduardo Leite venceu com 53,62% o atual governador, José Ivo Sartori (MDB).
[wp_ad_camp_1]
MDB, PT, PSD e PDT
O MDB de Sartori, porém, venceu no Distrito Federal, com os esmagadores 69,79%, derrotando o atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), e também no Pará, com Helder Barbalho, que venceu com 55,43% o candidato do DEM, Marcio Miranda.
O PDT de Ciro Gomes conseguiu o governo do Amapá com a reeleição de Waldez Góes com 52,35% contra Capi 40 (PSB). Houve ainda um governo conquistado pelo pequeno PSD, o de Sergipe, com o candidato Belivaldo Chagas, que venceu com 64,72% o adversário Valadares Filho (PSB). O PT de Fernando Haddad e dos ex-presidentes Lula e Dilma apenas disputou eleição e venceu no Rio Grande do Norte, com Fátima Bezerra, que bateu com 57,60% o pedetista Carlos Eduardo.
[wp_ad_camp_3]