As mudanças recentes no país tiveram um novo capítulo. O filósofo Olavo de Carvalho concedeu sua primeira entrevista à televisão brasileira depois das eleições presidenciais que levaram Jair Bolsonaro ao Planalto – e foi para a TV Brasil, nesta segunda-feira (3).
O entrevistador era o jornalista Moisés Rabinovici, para o programa “Um olhar sobre o Mundo”. De acordo com a Agência Brasil, que noticiou a entrevista, Olavo é “considerado o mentor intelectual do novo governo e de grande parte do movimento direitista que levou Jair Bolsonaro ao poder” e “já indicou dois ministros para o presidente eleito”.
[wp_ad_camp_1]
Na entrevista, Olavo comentou a política brasileira e a política americana. De acordo com ele, o Brasil é há cinquenta anos um país de “maioria conservadora”, mas essa maioria não tinha representação na política e na imprensa. Sua única intenção, ele garante, era que uma democracia genuína, com a competição entre direita e esquerda, se instalasse no Brasil.
Olavo também comentou que, se a posição do Brasil é a de um país economicamente dependente, seria muito mais conveniente que essa dependência fosse maior em relação aos Estados Unidos que à China – que, em suas palavras, tem uma “economia fascista”. Olavo afirmou ainda que Donald Trump é um grande administrador, mas talvez não entregue um resultado tão positivo em outras áreas da política americana, citando como exemplo o fato de não ter feito um enfrentamento virulento ao Partido Democrata. Olavo se despediu atacando a imprensa brasileira: “vocês não estavam preparados para um governo de direita no Brasil”.
[wp_ad_camp_3]