Deputada federal eleita pelo PRP e uma das primeiras ativistas dos movimentos populares a declarar apoio a Bolsonaro, Bia Kicis divulgou nesta quarta-feira (19) nas redes sociais uma mensagem especulando a possibilidade de Bolsonaro pedir “intervenção militar no STF” após empossado.
“Só lembrando: a partir de 1º/1/19, Jair Bolsonaro será Chefe de Poder e poderá pedir a intervenção militar no STF”, escreveu. [1]
Por ter demarcado a data como uma possibilidade legal, Kicis provavelmente se referia ao artigo 142 da Constituição Federal. Diz a norma:
“As Forças Armadas […] são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.”
[wp_ad_camp_1]
Bolsonaro se manifesta
O presidente eleito Jair Bolsonaro se manifestou sobre os acontecimentos desta quarta-feira (19) que quase culminaram na soltura de Lula e mais de 100 mil condenados em segunda instância apenas após a suspensão da liminar de Marco Aurélio Mello, decretada pelo ministro Dias Toffoli.
Em breve mensagem nas redes sociais, parabenizou o “presidente do Supremo Tribunal Federal”, sem citá-lo nominalmente, por “derrubar a liminar que poderia beneficiar dezenas de milhares de presos” e “colocar em risco o bem estar da nossa soceidade, que já sofre diariamente com o caos e a violência generalizada”. [2]
Parabéns ao presidente do Supremo Tribunal Federal por derrubar a liminar que poderia beneficiar dezenas de milhares de presos em segunda instância no Brasil e colocar em risco o bem estar de nossa sociedade, que já sofre diariamente com o caos da violência generalizada!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 19 de dezembro de 2018
[wp_ad_camp_3]