Antes ironizado ou, por vezes, debochado, Levy Fidelix está em alta em Brasília. Em almoço realizado nesta quarta-feira (2), em Brasília, para homenagear o novo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, Fidelix aparece ao lado dele de pé durante discurso.
Conhecido também como “homem do aerotrem”, devido à insistência no tema, Fidelix é presidente do PRTB – partido do qual Mourão é filiado e o único que compôs a coligação vitoriosa com o PSL, que levou Bolsonaro à presidência da República.
[wp_ad_camp_1]
Em 2014, quando foi candidato ao Planalto, ganhou notoriedade devido aos embates com a candidata do PSOL, Luciana Genro. Na ocasião, sua frase contra casamento homoafetivo foi repercutida na internet por argumentar que “órgão excretor não reproduz”.
Próximo de lideranças do movimento integralista, segundo os mesmos, e com clara proximidade ideológica do ex-presidente Jânio Quadros (a fundação de seu PRTB chama-se “Fundação Jânio Quadros”), Fidelix virou uma figura influente no rol palaciano.
Seu maior desafio, agora, é tentar atrair parlamentares da nova legislatura para seu PRTB tentar sair da cláusula de barreira ou, em segundo plano, negociar uma fusão, o que ele afirma não desejar. Dentre as benesses em jogo, se conquistar o objetivo, está a possibilidade de voltar a recursos do fundo partidário. [1]
[wp_ad_camp_3]