O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, concedeu uma entrevista por telefone ao Estado na última sexta-feira (4) comentando as perspectivas do governo de Donald Trump para o relacionamento com o governo Jair Bolsonaro. Ele ressaltou o entusiasmo com que a novidade latino-americana é recebida e a oferta do presidente brasileiro para a instalação de uma base militar americana no país. [1]
De acordo com Pompeo, há grandes chances de que os dois países tenham “um bom alinhamento” daqui em diante, “inclusive para desenvolver melhor as relações econômicas e gerar empregos e oportunidades para os cidadãos no Brasil e nos EUA”. Ele ressaltou que convidou Bolsonaro para visitar Washington, esperando que isso possa ocorrer a partir de março.
[wp_ad_camp_1]
Pompeo concordou em que há uma guinada à direita e na aproximação com os EUA na América Latina e isso permite vislumbrar “grandes oportunidades”. Disse ainda que, sem pretender divulgar tudo que foi conversado a respeito, é preocupação dos EUA que governos como o brasileiro declarem enfaticamente que a recondução de Nicolás Maduro à presidência da Venezuela é ilegítima e inaceitável.
Sobre a possibilidade oferecida por Bolsonaro de construção de uma base militar dos EUA no Brasil, Pompeo disse que os americanos estão “satisfeitos com a oferta do presidente Bolsonaro”. Concluiu: “Eu estou confiante de que vamos continuar as discussões sobre todo um conjunto de temas com o Brasil, enquanto o novo governo vai colocando seus pés no chão. Isso é algo que nós estamos desejando muitíssimo”.
[wp_ad_camp_3]