Mais um nome de destaque no ecossistema pró-liberdade assumiu uma função de relevo na administração pública nesta terça-feira (8). O ex-presidente do Instituto Liberal (IL), Bernardo Santoro, foi confirmado no Diário Oficial como assessor especial da Casa Civil no governo de Wilson Witzel, no Rio de Janeiro. [1]
Bernardo, que é advogado, mestre em Teoria e Filosofia do direito e economia, já havia participado da equipe de transição e protagonizado a redação do programa de governo do ex-juiz. A trajetória de Santoro, além da gestão do IL entre 2013 e 2016, contou ainda com um breve retorno ao instituto como diretor jurídico em 2018, a presença no grupo que tentou criar o partido “Libertários” no início da década e a passagem pelo Movimento Brasil Livre.
Entre 2016 e 2017, Santoro foi ainda assessor próximo do então pré-candidato à presidência, Jair Bolsonaro, tendo concorrido ao cargo de vereador em 2012 pelo PSL, atualmente partido de Bolsonaro. Ele também atuou como professor universitário, inclusive no Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.