Citado pelo Ministro da Educação como uma das duas principais referências inspiradoras para os projetos de sua gestão, ao lado apenas de Olavo de Carvalho, o professor Antônio Paim foi tema de uma extensa reportagem da revista Época publicada nesta sexta-feira (10).
Especialista na difusão do ideário liberal no país, sendo autor de diversas obras sobre o assunto, Paim considera que o catolicismo é um elemento da cultura brasileira que acaba atuando contra o pensamento liberal.
[wp_ad_camp_1]
“No Nordeste, havia um dito: ‘Não herdou, não roubou, emerdou’. Isso mostra que o ódio ao lucro e à riqueza é um troço arraigado, profundo, no Brasil. A moral social é muito ruim. O grande obstáculo que impede a sociedade liberal no Brasil é a Igreja Católica. A Igreja Católica é hoje uma espécie de Partido Comunista”, afirmou Paim ao jornalista.
Sobre o governo Jair Bolsonaro, Antônio Paim, hoje com 91 anos e autor também de História do Liberalismo Brasileiro, relançado em 2018, afirma que “tem uma proposta liberal, sem dúvidas”, mas reconhece que trata-se de um governo “militar-liberal”.
“É um arranjo complicado. Você não pode dizer isso a priori, mas pode não dar certo. Depende muito da relação com o Congresso”, opinou.
[wp_ad_camp_3]