O Partido Novo anunciou na noite desta segunda-feira (21) que o deputado federal eleito Marcel van Hattem, o mais votado do Rio Grande do Sul, disputará a presidência da Câmara dos Deputados na próxima eleição da mesa diretora, que ocorre no início da nova legislatura, em fevereiro.
Em transmissão ao vivo realizada nas redes sociais, o anúncio foi introduzido pelo responsável pelo grupo de aconselhamento ao mandatário, Christian Lohbauer, ex-candidato à vice-presidência na chapa de João Amoêdo.
“Temos o compromisso de construir uma instituição. Vimos na figura do Marcel, em debate interno, constante e transparente entre nós, a figura ideal para compor essa liderança e se lançar à presidência da Câmara. Temos já tamanho, ideias, propostas e perfil para lançar a uma posição nessa categoria. O Brasil merece uma candidatura do Partido Novo. Temos o melhor quadro, oito deputados federais de primeira linha e uma pauta de propostas que ninguém tem. O NOVO é a única instituição que chega com coletividade como essa”, afirmou.
[wp_ad_camp_1]
Marcel, ao tomar a palavra, afirmou que essa é uma “grande responsabilidade”.
“Estamos vivendo um momento muito importante de transição da política nacional. O Partido Novo se consolidou como alternativa séria na política, sem usar dinheiro público, ficha-limpa. Temos nove candidatos [à presidência da Câmara] hoje postos, cada um com suas ideias e pautas. Muitas das quais concordamos, mas o Partido Novo também tem as suas próprias pautas”, disse van Hattem.
Marcel afirmou ainda que a Câmara “tem um papel fundamental de reaproximação do cidadão”. “Precisamos de mais transparência, cortar privilégios, valorização da ficha limpa e [atuar] no combate à corrupção. Precisamos ver quais são os grandes temas e as reformas que o Brasil precisa para seguir em frente. Essa é uma candidatura a favor do Brasil.”, complementou.
Idade
Assim como o deputado federal eleito Kim Kataguiri (DEM/SP), que anunciou sua candidatura à presidência da Câmara no final de 2018, Marcel possui menos de 35 anos de idade. Atualmente aos 33, o parlamentar eleito explicou que não considera a idade um impeditivo para assumir o cargo, que é o segundo na sucessão da presidência da República.
“O regimento interno da Câmara dos Deputados não prevê a idade mínima”, explicou, complementando que existe apenas uma vedação em relação à eleição de presidente da República para pessoas com menos de 35 anos de idade.
+ Marcel van Hattem foi entrevistado pelo Boletim da Liberdade em janeiro
[wp_ad_camp_3]