O presidente Jair Bolsonaro publicou na tarde desta quinta-feira (7) uma crítica às vultosas somas de dinheiro investidos pela Petrobras em ações culturais. [1]
Em mensagem concisa nas redes sociais, afirmou que “reconhece o valor da cultura e a necessidade de incentivá-la, mas isso não deve estar a cargo de uma petrolífera estatal”.
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“A soma dos patrocínios dos últimos anos passa de R$ 3 bilhões. Determinei a reavaliação dos contratos. O Estado tem maiores prioridades”, escreveu o presidente, complementando que é preciso direcionar incentivos de forma justa, enxuta, transparente e responsável”.
Patrocínios da Petrobras
Uma das principais empresas brasileiras e em sociedade mista, a Petrobras é uma das maiores patrocinadoras de eventos culturais e esportivos no país.
No setor cultural, são patrocinados inúmeros grupos teatrais, filmes e festivais. No Rio de Janeiro, chega inclusive a dar nome ao cinema “Odeon”, tradicional na cidade. Apenas na área de cultura e imprensa, teriam sido destinados R$ 160 milhões em 2018. [2]
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