O Real completa em julho 25 anos desde sua estreia oficial como moeda no Brasil. O tema, que já tem sido explorado nas redes sociais do movimento Livres, resultará em um documentário com estreia prevista para julho. Trata-se da primeira produção do gênero da organização, que se destaca por ser suprapartidária, de viés liberal e reunir nomes como os deputados federais Tiago Mitraud (NOVO/MG), Marcelo Calero (PPS/RJ) e economistas como Elena Landau, Pérsio Arida e Ricardo Paes de Barros.
“Queremos recuperar o que era a vida com a hiperinflação para as gerações que não viveram o problema na pele. Além disso, explicar que a causa central da inflação é o descontrole das contas do governo – assunto que ganha ainda mais em importância no contexto atual de descontrole do crescimento dos gastos públicos, liderados pela Previdência”, explicou Mano Ferreira, que é o diretor da produção, ao Boletim da Liberdade.
Ferreira revelou ainda que já tem mais de 10 horas de material bruto e que o filme também abordará “fundamentos liberais do Plano Real”.
[wp_ad_camp_1]
Dos entrevistados, estão desde os principais economistas criadores do projeto, como o próprio Arida, Gustavo Franco, Pedro Malan e Edmar Bacha, a outras figuras importantes para sua implantação, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro Rubens Ricupero. Trechos das entrevistas já foram divulgadas nas redes sociais do Livres (ver abaixo).
A entidade não descarta estrear o filme nos cinemas (mas as negociações ainda estariam em curso) e admite que pode ser apenas o primeiro de outros documentários a serem lançados no futuro.
Pelo sim ou pelo não, a iniciativa marca a entrada do Livres no mercado onde a produtora “Brasil Paralelo” fez seu nicho de atuação – só que com produções políticas de viés mais conservador. No final de março, a BP lança um filme para recontar a história do início do regime militar. Em 2019, também terá estreia do documentário do Movimento Brasil Livre sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que terá como título o sarcástico lema “Não vai ter golpe“.
[wp_ad_camp_3]