O projeto de lei conhecido como “Lei Geral de Licenciamento Ambiental” avança na Câmara dos Deputados e pode ser levado para votação no plenário a qualquer momento. A proposta, sob relatoria do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), “flexibiliza a emissão de licenças ambientais e reduz o escopo das atividades que necessitam deste tipo de autorização”.
O relator Kim Kataguiri, que estuda o texto e articula a votação do projeto para esse mês, considera que a medida visa “rapidez, objetividade para o setor produtivo, eficiência na fiscalização e controle para defesa do meio ambiente.”
[wp_ad_camp_1]
De acordo com o parlamentar paulista, é preciso que o projeto “alcance um equilíbrio entre o setor produtivo e os ambientalistas para que o licenciamento ambiental deixe de ser uma mera burocracia, um fator que atrapalha, para ser parte do planejamento estratégico do empreendimento e auxilie no desenvolvimento”.
O projeto conta com o apoio dos ministérios do Meio Ambiente, Agricultura e Infraestrutura e segue em regime de urgência, sem a necessidade de análise de comissões.
[wp_ad_camp_3]