O Instituto Ludwig von Mises Brasil anunciou na noite deste sábado (11), em sua VI Conferência de Escola Austríaca de Economia, o resultado final do concurso de artigos promovido no encontro. O momento, porém, acabou representando bem mais do que a divulgação do vencedor. Emocionados, os organizadores do IMB prestaram um tributo a um jovem liberal falecido em 2019 que, segundo eles, seria em breve um dos mais brilhantes quadros da Escola Austríaca no Brasil. Por isso, anunciaram que o concurso seria agora batizado de “Prêmio Gabriel Oliva”.
Graduado e mestre em economia pela USP, Oliva cursava o doutorado na Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Segundo Ubiratan Iorio, especialista do IMB, Oliva seria provavelmente o futuro diretor acadêmico da entidade. Quem também se emocionou ao lembrar de Oliva foi o professor e economista Fabio Barbieri, que ressaltou não apenas a trajetória acadêmica do jovem, como também de sua personalidade.
[wp_ad_camp_1]
O vencedor da 1ª edição do Prêmio Gabriel Oliva foi o estudante de economia Marcelo Lourenço Filho, que submeteu o artigo “Os austríacos e o método: da crítica do positivismo ao resgate da tradição clássica”.
Marcelo está cursando Ciências Economicas na FEA-USP de Ribeirão Preto e confidenciou ao Boletim da Liberdade que pretende, no futuro, seguir carreira acadêmica. No meio liberal, o estudante também foi um dos fundadores do Clube Caiapós – núcleo de estudantes liberais em sua faculdade, que já organizou diversos eventos na instituição.
[wp_ad_camp_3]