Os candidatos do Partido Democrata que desejam concorrer contra o Republicano Donald Trump à presidência dos EUA em 2020 fizeram seu primeiro debate nesta quarta-feira (26) pelas primárias. O atual presidente teve poucas palavras ao comentar sua percepção do debate. Na verdade, apenas uma. [1]
“Chato”, ele publicou laconicamente em seu Twitter. O presidente assistiu a um debate em que seus potencias adversários discutiram seus objetivos econômicos, seus planos para o sistema de saúde americano, o meio ambiente e a crise dos imigrantes na fronteira ao Sul do país.
BORING!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 27, 2019
[wp_ad_camp_1]
Dando a tônica das discussões, a senadora Elizabeth Warren, uma das favoritas, defendeu os cuidados de saúde como “direitos humanos” e acusou seus críticos de falharem na luta por essa prerrogativa. Ela disse que concorda com o também senador Bernie Sanders, conhecido por seu socialismo declarado, em que deveria haver um projeto de universalização do Medicare, plano de seguros de saúde ofertado a pessoas de baixa renda e idosos.
Warren também defendeu enfaticamente o direito ao aborto e não conseguiu pensar em casos em que apoiaria restrições. “Eu me certificaria de que toda mulher tenha acesso a toda a gama de serviços de saúde reprodutiva – e isso inclui controle de natalidade. Isso inclui aborto. Isso inclui tudo para uma mulher”, afirmou.
[wp_ad_camp_3]