Olavo de Carvalho, um dos principais influenciadores da nova direita brasileira, decidiu tomar partido no estranhamento entre o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, e o presidente Jair Bolsonaro. Nas redes sociais, Carvalho afirmou que “Bolsonaro combate a corrupção por palavras e atitudes desde uma época em que Dallagnol não tinha entrado na Faculdade de Direito”. [1]
Em publicação do último domingo (25) no Facebook, o professor criticou ainda uma declaração atribuída a Deltan de que “a esquerda se caracteriza pelo combate à corrupção”. “Na década de 90, o petista que mais se notabilizou no combate à corrupção foi o Zé Dirceu, ao mesmo tempo que montava o serviço de informações petista que depois lhe serviria de base para o Mensalão”, sinalizou.
[wp_ad_camp_1]
Ao fim, Carvalho atribuiu a Dallagnol uma acusação de que o procurador fez a Bolsonaro: a de apropriar-se do discurso anticorrupção.
“[O Deltan Dallagnol] mal começou a fazer fama de anticorrupto, já começou a apropriar-se da luta anticorrupção para favorecer a mesma facção política que roubou um trilhão de reais do povo brasileiro para ajudar genocidas e narcotraficantes”, comentou. A publicação teve mais de 1,3 mil compartilhamentos.
Resposta
Ainda na noite do domingo (25), Deltan, sem citar Olavo, rebateu a acusação. Afirmou que o fato de ser acusado “ao mesmo tempo de ser de direita e de esquerda só mostra que o nosso trabalho foi feito com a isenção que era necessária”. “Minha identificação é com a causa anticorrupção, que é suprapartidária”, disse.
Quando se é acusado ao mesmo tempo de ser de direita e de esquerda, isso só mostra 1 coisa: que nosso trabalho foi feito com a isenção que era necessária e não tem – nem nunca teve – viés político-partidário. Minha identificação é com a causa anticorrupção, que é suprapartidária.
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) August 26, 2019
+ Em resposta a comentário, Bolsonaro compartilha crítica a Deltan Dallagnol
+ Dallagnol critica Bolsonaro por interferência no combate à corrupção
[wp_ad_camp_3]