O coordenador nacional do Movimento Brasil Livre, Renan Santos, ponderou em análise divulgada nesta terça-feira (10) que a direita está passando pelo seu “pior momento” desde o início do processo de impeachment. A afirmação se deu em um vídeo em que comenta a saturação das “mitadas” e a possível ascensão do youtuber Felipe Neto como liderança política.
“A direita está numa fase muito ruim. Eu diria que a direita brasileira, desde o nosso começo ali em 2015, está em sua pior fase”, avaliou.
[wp_ad_camp_1]
Na sequência, o estrategista do MBL ponderou que a direita “chegou lá e não sabe bem o que está fazendo” e que “muita gente que foi eleita baseada no recurso da ‘mitada’, não da construção consistente de um trabalho, está usando a ‘mitada’ como um fim em si mesmo para se manter relevante e continuar influenciando o debate, ao ponto de a mitada estar perdendo substância, se tornando inútil e alvo de ataques da esquerda”.
Ao fim, Santos comparou o fenômeno ao que teria levado a própria esquerda a um mau momento no debate público brasileiro.
“É muito parecido com a derrocada da própria esquerda. A esquerda estava ali, no primeiro mandato da Dilma, ‘lacrando’, ‘lacrando’, ‘lacrando’. Isso foi forçando o surgimento de uma direita”, analisou, criticando também a postura do presidente Jair Bolsonaro como alguém que começou a estratégia de apenas ‘mitar’ e cuja estratégia é repetida por todos.
‘Mitar’ e ‘Lacrar’ são expressões utilizadas costumeiramente para definir tiradas do discurso à direita ou à esquerda, geralmente contra seus adversários.
[wp_ad_camp_3]