A mais alta honraria da Câmara dos Deputados irá para as mãos de um famoso influenciador do Youtube que tem feito oposição ao presidente Jair Bolsonaro e ao prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Trata-se de Felipe Neto, que foi indicado nesta quinta-feira (19) para ser um dos premiados com a Medalha de Mérito Legislativo. [1]
A indicação foi objeto de justificativa oficial do deputado federal Mário Heringer (PDT-MG), segundo secretário da Câmara, que disse que ele teve “ação de coragem e posição de liderança num cenário conturbado e marcado por tentativa de calar a diversidade com base em censura” e “imediato senso de justiça” para agir “em prol da democracia”, colocando-se “na mira de preconceituosos irracionais, ditos nacionalistas e defensores do bom costume”.
[wp_ad_camp_1]
Felipe Neto agradeceu à iniciativa da Câmara, argumentando que isso o ajuda “a reunir mais forças e a ter cada vez mais certeza” de estar no caminho certo, o da “luta pelo amor, pela união e pela diversidade e liberdade de expressão”. Afirmou ainda que a concessão da honraria atesta que a política não está contra ele, mas sim “grupos reacionários e extremistas que não representam a classe política do país em sua totalidade”.
O Youtuber vem se queixando de ser agredido e ameaçado depois de ter comprado 14 mil livros com temática LGBTQi e distribuído gratuitamente na Bienal do Livro do Rio de Janeiro após a ação do prefeito Marcelo Crivella de enviar fiscais para retirar um encadernado de quadrinhos da Marvel onde dois heróis do mesmo sexo se beijavam. Ele também vem publicando diversas críticas a políticos como Jair Bolsonaro e Donald Trump.
[wp_ad_camp_3]