O presidente americano Donald Trump confirmou em declaração a jornalistas nesta quarta-feira (8) que o ataque iraniano a bases dos Estados Unidos no Iraque não tiveram baixas. Segundo Trump, houve apenas “prejuízos mínimos” na operação, sem detalhar quais.
“Nenhuma vida americana ou iraquiana foi perdida por causa das precauções que tomamos para dispersar as forças”, explicou.
[wp_ad_camp_1]
Foi a primeira manifestação ao vivo de Trump após os ataques. Até então, ele havia apenas feito um breve comentário nas redes sociais sobre o assunto.
Trump apareceu ao lado do vice-presidente Mike Pence e oficiais das forças armadas. A fala foi iniciada com uma declaração de que, durante sua administração, nunca será permitido ao Irã o desenvolvimento de armas nucleares.
O presidente também fez questão de frisar que os Estados Unidos são os maiores produtores de petróleo e gás do mundo e não precisam mais do Oriente Médio para se abastecer. Ele pediu que a Otan se envolvesse mais nos conflitos da região.
Ao fim, Trump ressaltou o poderio militar norte-americano que nunca esteve, segundo ele, tão forte. O presidente não mencionou possibilidade de retaliação militar contra o Irã após os ataques e sustentou que “os Estados Unidos estão prontos para apoiar a paz” e que “o Irã parece ter se acalmado, o que é uma coisa boa para os lados envolvidos e para o mundo”.
[wp_ad_camp_3]