A ativista liberal Mariana Valentim, transexual, publicou um artigo no site da associação Livres na última quarta-feira (29) sustentando que “a liberdade de gênero é o primeiro passo em busca de todas as outras”. O texto debate e inter-relaciona o liberalismo com as questões de gênero. Para a autora, a “visão liberal” quase nunca é usada para tratar do assunto.
Intitulado de Sobre liberalismo e transgeneridade: a liberdade de expressão mais profunda, o artigo pontua que os transgêneros “já têm sua liberdade tolhida desde o nascimento”. Os transgêneros, esclarece a autora, são aquelas pessoas cuja “performance social de gênero” não corresponde ao sexo biológico que elas nasceram.
[wp_ad_camp_1]
Para Mariana, a “transgeneridade está no topo da luta” pela liberdade e “todas as pessoas – de uma forma ou outra – têm a sua liberdade tolhida pelo sexo biológico”.
“A convivência em sociedade está definida a partir de um sistema binário e quem desafia o cistema é marginalizado e excluído. Quem nunca ouviu que você não poderia ser ou fazer algo por ter nascido homem ou mulher? Que todo gay tem que ser afeminado? Que toda mulher tem que ser sensível? Que homens não choram e mulheres não cospem?”, questiona a autora, que comparou a identidade de gênero com a liberdade de expressão.
Leia o artigo na íntegra clicando aqui.
[wp_ad_camp_3]