Os cinco integrantes do Estado Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos divulgaram, nesta terça-feira (12), uma nota em conjunto reforçando estarem ao lado da Constituição e em favor à posse de Joe Biden no dia 20 de janeiro. [1]
A declaração é uma das mais fortes dadas pelas Forças Armadas na história e pode ser compreendida como um posicionamento claro contra recentes manifestações do presidente Donald Trump e seus aliados de questionarem o resultado eleitoral.
[wp_ad_camp_1]
“Apoiamos e defendemos a Constituição. Qualquer ato para interromper o processo constitucional não é apenas contra nossas tradições, valores e juramento. É contra a lei”, diz o texto.
Na carta, há o retrospecto de que o povo “confiou nas Forças Armadas dos Estados Unidos para protegê-los e proteger nossa Constituição por quase 250 anos” e que, como sempre foi feito, os militares “obedecerão às ordens legais da liderança civil, apoiarão as autoridades civis para proteger vidas e propriedades, garantirão a segurança pública e permanecerão totalmente comprometidos com a proteção e defesa da Constituição dos Estados Unidos contra todos os inimigos, estrangeiros e internos”.
[wp_ad_camp_3]