A pesquisa Ipespe/XP que apontou queda na popularidade do presidente Jair Bolsonaro também traçou cenários para as eleições de 2022. Em um deles, o ex-candidato à presidência da República e principal fundador do Partido Novo, João Amoêdo, pontua em cenário de 1º turno tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada. [1]
Na espontânea, em que os entrevistados não são apresentados aos possíveis candidatos, o liberal aparece com 1% das respostas – à frente de nomes como Rodrigo Maia (0,2%) e Paulo Guedes (0,3%) e empatado com figuras como João Doria (1%) e Luciano Huck (1%). Bolsonaro aparece com 22%.
[wp_ad_camp_1]
Na estimulada, por sua vez, Amoêdo salta para 3%. O apresentador Luciano Huck vai a 7%, João Doria a 4%. Paulo Guedes e Rodrigo Maia não aparecem no levantamento.
Os cenários de segundo turno, por sua vez, que não foram traçados com Amoêdo, reforçam o duelo firme entre o ex-ministro Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro.
Em dezembro, o presidente ganharia por 36% a 34%. Em janeiro, Moro inverte e volta a aparecer vitorioso, com 36% contra 33% de Bolsonaro.
O levantamento, feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em parceria com a XP investimentos, teve cobertura nacional e ouviu 1.000 entrevistas por meio de ligações telefônicas entre os dias 11 a 14 de janeiro. A margem de erro é de 3,2%.
[wp_ad_camp_3]