O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), amanheceu nesta segunda-feira (1º), em suas últimas horas à frente da Casa, com a hashtag #CoragemMaia entre as mais usadas no Twitter.
Diversos internautas pedem que o político, como ato derradeiro de sua gestão, finalmente aceite um dos pedidos de impeachment já protocolizados contra Jair Bolsonaro. Cabe ao presidente da Câmara, unilateralmente, acatar uma das denúncias para que o processo tenha andamento. Maia já teria parecer favorável sobre alguns dos pedidos.
[wp_ad_camp_1]
Devido ao esvaziamento da candidatura que montou, com Baleia Rossi (MDB/SP) disputando a sucessão, por causa da crescente quantidade de adesões a Arthur Lira (PP/AL), candidato apoiado pelo Planalto, o tema do impeachment voltou à pauta neste final de semana. O estopim teria sido a saída do DEM, partido do próprio Maia, do bloco de apoio a Baleia Rossi.
Apesar disso, há ceticismo sobre o aceite de Maia. Além de ter sido marcado, ao longo dos últimos quatro anos na Câmara, por nunca ter aprovado um pedido de impeachment, há o entendimento de que o processo poderia ser questionado no STF, ou anulado por uma provável vitória de Lira. Há ainda os que pontuam que Maia se isolaria ainda mais de interlocutores do mercado com quem possui uma boa relação.
[wp_ad_camp_3]