Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17) pelo site Poder360 e realizada por sua divisão de pesquisas, o “PoderData”, indica que o ex-presidente Lula (PT), que voltou a ser elegível após a anulação de suas condenações na Lava Jato de Curitiba, já é o candidato favorito para as eleições de 2022. [1]
De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 15 e 17 de março, o petista teria, no primeiro turno, 34% de preferência do eleitorado, ante 30% dos votos de Jair Bolsonaro (sem partido).
Nesse cenário, Sérgio Moro (sem partido) alcançaria apenas 6% e Ciro Gomes (PDT) o total de 5%, confirmando a hipótese mais provável de segundo turno entre o atual e o ex-presidente. Amoêdo (NOVO) e João Doria (PSDB) alcançariam apenas 3%¨.
Já na simulação de segundo turno, a pesquisa aponta que Bolsonaro perderia para Lula por 36% a 41%. Ao todos, seriam 5 pontos de diferença.
A análise também levou em consideração a possibilidade de um segundo turno entre o apresentador global Luciano Huck (sem partido) e Bolsonaro. Ambos apareceriam empatados tecnicamente, mas com ligeira diferença em favor do artista por 3 pontos (40% a 37%).
Segundo o PoderData, Bolsonaro também perderia de Ciro Gomes (PDT) – o presidente alcançaria 34% no segundo turno contra 39% do pedetista.
O levantamento também tratou de rejeição. 53% dos entrevistados garantiriam que “não votariam de jeito nenhum” em Bolsonaro, enquanto que apenas 40% rejeitariam de forma definitiva Lula. Este índice é essencial para definir o cenário eleitoral.
A margem de erro da pesquisa é de 1,8 pontos percentuais para baixo ou para cima e o intervalo de confiança é de 95%. Ao todo, foram feitas 3.500 entrevistas em 545 municípios e 27 estados da federação.
PoderData-relatorio-final-Brasil-17mar21-2