O youtuber Felipe Neto lançou oficialmente o site do movimento “Cala boca já morreu”. A iniciativa visa oferecer auxílio jurídico por meio de escritórios parceiros para quem for investigado por ter “expressado uma ideia ou criticado uma autoridade pública”.
“A liberdade de expressão está sob ataque de uns poucos, porém violentos inimigos da democracia brasileira. Querem calar aqueles que criticam autoridades públicas, eleitas pelo povo, e em cujo nome exercem o poder que têm. E para isso, se armam da Lei de Segurança Nacional, herança insepulta da Ditadura”, diz o manifesto do grupo.
Na avaliação do movimento, “quando um cidadão é calado no exercício do seu legítimo direito de expressão, a voz da democracia se enfraquece”. Além de ajudar na defesa, o grupo diz ainda que poderá “provocar o Ministério Público competente para apurar eventual abuso por agente público”.
Ao todo, estão subscrevendo o projeto os escritórios XVV Advogados, Davi Tangerino & Salo de Carvalho, Arruda Botelho Sociedade de Advogados e André Perecmanis Advogados.
No site, há um formulário em que os interessados no auxílio devem preencher para serem contatados. Só poderão solicitar auxílio jurídico indivíduos que já tenham sido formalmente intimados para um procedimento criminal ou administrativo e tendo como motivo uma crítica a autoridade pública.
Caso o indivíduo já possua advogado ou defensor público, ou tenha “incitado a violência ou práticas antidemocráticas”, não estará apto para a ajuda do grupo.
Para saber mais, acesse: www.calaabocajamorreu.com.br