O deputado estadual Arthur do Val (Patriota/SP) avaliou em suas redes sociais que o presidente Jair Bolsonaro está “apavorado” com a criação da CPI da pandemia, no Senado Federal. [1]
Por determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, o Senado terá que abrir imediatamente a comissão pelo fato de o pedido já contar com os requisitos mínimos obrigatórios, tais como a quantidade de senadores que já assinaram a petição de abertura.
Para Arthur do Val, ligado ao MBL e um dos nomes de maior expressão do meio liberal, o que provaria a preocupação de Bolsonaro está no fato de, após o anúncio, ter “atacado Barroso”, “criticado o Senado”, “pedido para o líder do governo lutar para retirar assinaturas” e ter “espalhado mentiras sobre a CPI”.
“Ele sabe que a casa dele desabou. O mito pagará pelo negacionismo”, escreveu Arthur, que é crítico costumaz a Bolsonaro.
Em conversa gravada pelo senador Kajuru (Cidadania/GO) e divulgada no último sábado (11), Bolsonaro defendeu que a CPI investigasse também fatos relacionados aos governos e municípios, não atendo-se apenas ao governo federal.
“Se não mudar o objetivo da CPI, ela vai só vir para cima de mim”, disse o presidente. [2]